História

História Radio Palace

 

O Radio Palace é um palacete do final do século XIX que albergou o antigo Museu da Rádio da Emissora Nacional, a estação nacional de rádio portuguesa.

 

O núcleo principal do Museu encontrava-se no Piso 1 onde ao longo de 8 salas era possível conhecer a evolução da rádio através dos tempos. Ainda neste piso, situavam-se algumas salas temáticas, um estúdio de rádio dos anos 50 e, ainda, um pequeno auditório com capacidade para 30 pessoas.

 

O Museu continha, ainda, distribuído pelos restantes pisos, uma exposição de equipamentos de radioamadorismo, a biblioteca com milhares de livros e revistas e a Sala de Música.

 

A visita ao Museu da Rádio implementado neste palacete durava cerca de uma hora.

 

O terreno onde se encontra o empreendimento Radio Palace tem uma área 1326.6 m2 e está parcialmente ocupado pelo palacete que está em bom estado de conservação aumentando o seu valor patrimonial.

 

O Radio Palace Suites é um edifício construído de raiz do que foi o logradouro com construções feitas pela antiga Emissora Nacional.

 

A Emissora Nacional foi criada em 1935, assumindo o serviço público de radiodifusão em Portugal. Na Rua do Quelhas foram instalados os três estúdios de gravação e a sede. Só em meados dos anos 1990, a já designada RDP – Radiodifusão Portuguesa deixou este palacete.